

A Pandu Filmes é uma produtora independente que se dedica à realização de filmes documentários.
Pedro Aspahan é doutor em Comunicação Social pela UFMG, com estágio doutoral no Film Studies Department da Kings College London, com o projeto “COMPOSIÇÃO MUSICAL E PENSAMENTO CINEMATOGRÁFICO: Estética do Serialismo no Cinema de Straub-Huillet”, com orientação dos professores César Geraldo Guimarães no Brasil e Martin Brady no exterior.
Essa pesquisa foi realizada com apoio da Capes, inclusive para o período sanduíche.
Desenvolve pesquisa de Pós-doutorado, coordenando o trabalho audiovisual do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, com supervisão do prof. César Guimarães.
É Mestre em Comunicação Social pela UFMG com a dissertação “Entre a escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson”.
Especializou-se em Comunicação, Imagens e Culturas Midiáticas e possui graduação em Rádio e TV também pela UFMG.
No campo do cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador, especializando-se no campo do documentário. Com uma formação diversificada, trabalhou com importantes realizadores do cinema brasileiro contemporâneo.
Foi premiado em 2009 pelo edital do Governo de Minas Gerais: Filme em Minas, através do qual dirigiu seu primeiro documentário de longametragem sobre a música contemporânea em Belo Horizonte, intitulado: Matéria de Composição.
- Menção Especial Riviera Maya Film Festival – Work in Progress – 2012 (México).
- Menção Especial do Júri, Mostra Aurora da Mostra de Cinema de Tiradentes, 2013.
- Prêmio Especial do Júri por sua Contribuição Artística – Festival Internacional de Curitiba Olhar de Cinema.
- Mostra Olhares Brasil, Prêmio Lusofonia do Arquiteturas Film Festival (Lisboa, Portugal).
- Menção de Honra do Júri na Semana dos Realizadores (Rio de Janeiro, 2013)
- Prêmio de distribuição nacional da Mostra Sesc de Cinema (2017).
Como professor, atuou no curso de cinema da Una, de 2016 a 2018 e foi professor substituto do curso de Comunicação Social da UFMG em 2018.
Trabalhou no curso de Pós-Graduação da PUC Minas (IEC), “Processos Criativos em Palavra e Imagem”, no curso de Pós-Graduação da UNA em “Jornalismo Cinematográfico” e na OiKabum!BH, Escola de Arte e Tecnologia.
Foi membro da Associação Imagem Comunitária entre 2000 e 2015, atuando em projetos de democratização do acesso aos meios de produção audiovisual às populações jovens de Belo Horizonte, como o Projeto Rede Jovem de Cidadania.
É membro da Associação Filmes de Quintal e trabalha na produção do forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte, desde 2000.
Estudou música da Fundação de Educação Artística entre 1999 e 2007. Como violonista, realizou inúmeros recitais solo e participou do concerto Mina Sonora, tocando um dos doze violões fractais de Teodomiro Goulart no 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latinoamericanos de Belo Horizonte, 2002.
Acesse Currículo completo | Lattes