A Pandu Filmes é uma produtora independente que se dedica à realização de filmes documentários.
Pedro Aspahan é professor da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na área de cinema. Doutor em Comunicação Social pela UFMG, com estágio doutoral no Film Studies Department da Kings College London, com o projeto “COMPOSIÇÃO MUSICAL E PENSAMENTO CINEMATOGRÁFICO: Estética do Serialismo no Cinema de Straub-Huillet”, com orientação dos professores César Geraldo Guimarães no Brasil e Martin Brady no exterior.
[Essa pesquisa foi realizada com apoio da Capes, inclusive para o período sanduíche.]
Coordena atualmente o laboratório audiovisual do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, onde também desenvolvou sua pesquisa de pós-doutorado sob coordenação do prof. César Guimarães. Ver:
É Mestre em Comunicação Social pela UFMG com a dissertação “Entre a escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson”.
Especializou-se em Comunicação, Imagens e Culturas Midiáticas e possui graduação em Rádio e TV também pela UFMG.
No campo do cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador, especializando-se no campo do documentário. Com uma formação diversificada, trabalhou com importantes realizadores do cinema brasileiro contemporâneo.
Foi premiado em 2009 pelo edital do Governo de Minas Gerais: Filme em Minas, através do qual dirigiu seu primeiro documentário de longametragem sobre a música contemporânea em Belo Horizonte, intitulado: Matéria de Composição.
- Menção Especial Riviera Maya Film Festival – Work in Progress – 2012 (México).
- Menção Especial do Júri, Mostra Aurora da Mostra de Cinema de Tiradentes, 2013.
- Prêmio Especial do Júri por sua Contribuição Artística – Festival Internacional de Curitiba Olhar de Cinema.
- Mostra Olhares Brasil, Prêmio Lusofonia do Arquiteturas Film Festival (Lisboa, Portugal).
- Menção de Honra do Júri na Semana dos Realizadores (Rio de Janeiro, 2013)
- Prêmio de distribuição nacional da Mostra Sesc de Cinema (2017).
Como professor, atuou no curso de cinema da Una, de 2016 a 2018 e foi professor substituto do curso de Comunicação Social da UFMG em 2018.
Trabalhou no curso de Pós-Graduação da PUC Minas (IEC), “Processos Criativos em Palavra e Imagem”, no curso de Pós-Graduação da UNA em “Jornalismo Cinematográfico” e na OiKabum!BH, Escola de Arte e Tecnologia.
Foi membro da Associação Imagem Comunitária entre 2000 e 2015, atuando em projetos de democratização do acesso aos meios de produção audiovisual às populações jovens de Belo Horizonte, como o Projeto Rede Jovem de Cidadania.
É membro da Associação Filmes de Quintal e trabalha na produção do forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte, desde 2000.
Estudou música da Fundação de Educação Artística entre 1999 e 2007. Como violonista, realizou inúmeros recitais solo e participou do concerto Mina Sonora, tocando um dos doze violões fractais de Teodomiro Goulart no 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latinoamericanos de Belo Horizonte, 2002.