Filme Choro | versão longa metragem
Pedro Aspahan | 82′ | 2024
Filme realizado para processo de registro do Choro como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN.
O filme foi realizado ao longo dos anos de 2020-2023 e foi o primeiro filme de registro cultural do iphan realizado totalmente por meio de ferramentas de encontros online, em função do período de pandemia de covid.
Ao longo desse período, entrevistamos quase 50 chorões de todas as partes do Brasil, que deram depoimentos, tocaram, se emocionaram e contaram a história desse gênero musical que está na base da música brasileira, com mais de 150 anos de história. O filme conta ainda com uma enorme pesquisa documental em acervos de diversas instituições do país, trazendo filmes, fonogramas, fotografias, partituras, revistas e outros documentos históricos fundamentais fundamentais para narrar a história e as transformações do gênero ao longo do tempo no país.
O processo de registro foi conduzido pela etnomusicóloga Lúcia Campos e pelos etnomusicólogos Rafael Velloso e Pedro Aragão, que também constituíram um extenso dossiê e uma importante base de dados relacionada à pesquisa do choro.
A condução institucional foi da ACAMUFEC – Associação de Amigos do Museu do Folclore Edson Carneiro, com apoio do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular do próprio IPHAN.
Créditos do Vídeo
Direção, Edição e Finalização
Pedro Aspahan
Produção, pesquisa de autorizações de direitos autorais do material de arquivo
Ana Carolina Antunes
Roteiro
Ana Carolina Antunes
Lúcia Campos
Pedro Aragão
Pedro Aspahan
Rafael Velloso
Revisão e Consultoria do Roteiro
Cristiano Mota
Elisabeth Costa
Elizabete Vicari
Gerenciamento de Gravações Online
Ana Carolina Antunes
Pedro Aspahan
Veja também o debate sobre o filme com o realizador e os pesquisadores:
Estão acessíveis um conjunto de seminários e outros eventos que fizeram parte da pesquisa na página da Acamufec no YouTube e na seguinte playlist: